Cidades

São Gonçalo com mais dois centros de testagem para Covid-19

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo com mais dois centros de testagem para Covid-19
Heat será uma das unidades a receber o centro de testagem. Foto: Pedro Conforte

O governador do Rio em exercício Cláudio Castro anunciou, nesta terça-feira (1º), o início do programa de mega testagem para a Covid-19. Inicialmente, serão abertos três centros, com capacidade para 1,5 mil testes por dia. Dois deles, em São Gonçalo: no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambos no Colubandê.

Ao deputado Renan Ferreirinha (PSB), nesta tarde, em reunião on-line, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Chaves, informou que os polos serão abertos a partir de sexta-feira (4). A terceira unidade fica no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda.

De acordo com o governo, a ideia é estender para mais unidades a partir da semana que vem. Os testes RT-PCR serão agendados pelo aplicativo Dados do Bem. Além disso, o governo está ampliando o número de leitos de UTI: mais 150 leitos nos próximos 15 dias, além dos 112 que já foram abertos.

Segundo Cláudio Castro, o secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e o futuro secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, já se reuniram para ajustar medidas contra a pandemia.

"Vamos atuar em parceria, precisamos fiscalizar o cumprimento das restrições em conjunto. A Secretaria de Estado de Saúde vai iniciar o programa de ampliação de testagem para a Covid-19, ainda esta semana, em Centros de Diagnóstico Precoce (CDP). A proposta é que as pessoas sejam testadas o quanto antes para que possam receber os cuidados necessários e cumprir isolamento, minimizando a propagação do vírus", ressaltou o governador em exercício.

< Presa quadrilha que aplicava golpes em turistas no Aeroporto Tom Jobim Maricá joga final da Taça Corcovado pelo sonho do acesso <